Números de telefones não são populados nos contatos do Communicator

Publicado: 15/07/2009 em Artigos
Se você tem implementado em seu ambiente de OCS o Enterprise Voice, e quando clica sobre o usuário e seleciona telefonar só aparece "Chamar Communicator", isso indica que os números de contato dos usuários não estão sendo populados.

Para que estes números de telefone sejam populados tenha em mente que as informações de telefone nas propriedades do usuário no AD estejam preenchidos corretamente. Ou seja, como o OCS trabalha com a formatação E164 preencha os dados telefonicos neste formato (ex.: +551155551111).

Porem nem sempre é possível manter este padrão, no exemplo da figura aqui postada o número de "trabalho" não está neste formato, ele tem apenas 4 digios e não inicia com o sinal de + (mais), e os números de residência e celular contem 10 digitos e também não iniciam com o +. Se este for o seu caso, será necessário criar regras de normalização do Address Book Service, para que estes números possam aparecer nos contatos. Para isso siga os passos a seguir:

  1. Acesse o diretório "C:Program FilesMicrosoft Office Communications Server 2007Web ComponentsAddress Book FilesFiles".
  2. Renomeie o arquivo "Sample_Company_Phone_Number_Normalization_rules.txt" para "Company_Phone_Number_Normalization_rules.txt". Este será o arquivo que o mecanismo do ABS irá ler para normalizar os números que não estão no formato E164.
  3. Edite o arquivo "Company_Phone_Number_Normalization_rules.txt" com o notepad.
  4. Crie regras que normalize os tipos de telefones que estão cadastrados nas propriedades dos usuários no AD.
    Por exemplo, no meu caso o número do telefone "trabalho" está cadastrado no formato de 4 digitos (ex.: 1234), estão criei a seguinte regra para normalizar este tipo de número.

## Ramais com 4 digit. sem + ##
^(d{4})$
+$1

E os outros telefones como celular, residencial e etc., estão cadastrados no seguinte formato 1155554444 (código de área seguido do telefone), para normalizar este número criei a seguinte regra:

## Telefones com 10 digit. sem + ##
^(d{10})$
+$1

Se você usa outro tipo de formatação para popular o seu AD, basta criar regras de acordo com o seu ambiente, para facilitar a criação destas regras utilize o Enterprise Voice Helper do OCS Reskit.

Uma vez que todas as regras estão criadas, force o ABS a realizar o sincronismo, normalmente isso ocorre apenas uma vez ao dia, para isso execute os seguintes comandos no DOS:

  1. CD "C:Program Files Microsoft Office Communications Server 2007ServerCore"
  2. Rode o comando: "abServer.exe –regenur"
  3. Aguarde que no event viewer seja mostrado o evento de ID 30028
  4. Rode o comando: "abServer.exe –syncnow"
  5. Aguarde que no event viewer seja mostrado o evento de ID 21007
  6. Verifique se no event viewer é mostrado o evendo de ID 21034, caso este evendo seja gerado isso indicará que algum número não foi normalizado. Para consultar quais números não foram normalizados abra o arquivo "Invalid_AD_Phone_Numbers.txt" que será gerado automaticamente.
  7. Feche o cliente o Communicator e abra novamente para verificar se está tudo como esperado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s