Recebimento de Fax no Exchange 2007 através do OCS R2

Publicado: 10/09/2009 em Exchange
Tags:

Em um ambiente com Office Communications Server 2007 R2 e Exchange 2007 SP1 não tem porque não integrar as soluções e se ter a famosa Comunicação Unificada. Agora como uma coisa puxa a outra, se você já tem este ambiente integrado e já usufrui dos recursos de voice mail você já deve ter se perguntando. Porque não habilitar o recebimento de fax, já que isso é nativo da ferramenta?

É ai que vem a frustração! Se você já deu uma zapiada por aí, deve ter percebido que em muitos sites a resposta é taxativa, “OCS + Fax” não é possível. Mas nem tudo está perdido, a final somos brasileiros e não desistimos nunca🙂.

E porque não é possível? Simplesmente porque o OCS não suporta o protocolo T.38 (fax). Ué Exchange e OCS são de empresas diferentes??

Bom então vamos a alternativa. Em um ambiente integrado, o fluxo da chamada ficará da seguinte forma:

PABX > Gateway > OCS > Exchange

capture2_6

Mas já vimos que se a chamada passar pelo OCS o protocolo T.38 será perdido, logo para habilitarmos o recebimento de fax, será necessário by-passar o OCS quando for uma chamada de fax. Desta forma, o fluxo da chamada ficará assim:

capture3_5

Ou seja, será necessário um número adicional para o fax, e no Gateway deverá conter uma regra que determina se a chamada está sendo destinada ao número ramal do usuário ou ao número de fax, e para cada caso encaminhar para o local correto. Quando for uma ligação para o número ramal do usuário, a chamada será encaminhada para o OCS e quando for para o número de fax será encaminhado para o Exchange.

Claro que você já se perguntou: – “Pera ai, preciso de dois números, um para o ramal e outro para receber fax?”

Sim, neste cenário sim, óbvio que não é a solução ideal, mas é uma alternativa. Entretanto existe uma solução mais interessante, que é utilizar gateways que identificam o tipo da chamada antes de encaminhar para o destino final, logo o GW consegue identificar se é uma chamada de fax (T.38) ou se é uma chamada de voz, e então ele encaminha para o destino correto.

Obs.: Na imagem vemos que existem dois gateways, porem é somente para melhor ilustrar, pois o mesmo GW poderia ter sido utilizado com regras de roteamento diferentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s