OCS File Transfer – Fatos e Problemas Comuns

Publicado: 04/11/2009 em Artigos

O time do blog Inside OCS postou recentemente um post bem interessante que mostra os principais pontos de atenção quando falamos de transferência de arquivos no OCS, assim como os problemas mais comuns. São eles:

Fatos:

  1. A transferência de arquivos no OCS é feita ponto-a-ponto, com exceção quando se tem um ForeFront para OCS, pois neste caso é necessário que o arquivo passe pelo sistema que verificará o conteúdo o arquivo.
  2. Para a transferência de arquivos são utilizadas as portas 6891-6901 isso quer dizer que caso haja uma firewall entre os clientes OCS estas portas precisam estar abertas para que a transferência do arquivo ocorra.
  3. A transferência de arquivos entre usuários internos e usuários externos não passa pelo Edge, assim como mencionado no item 1 a transferência será ponto-a-ponto.
  4. O protocolo utilizado para a transferência dos arquivos é o TFPT.

Problemas Comuns:

  1. Garanta que a transferência de arquivos esteja habilitada no servidor OCS assim como a extensão do arquivo que está sendo transferido esteja liberado pelo Intelligent IM Filter que é um filtro de conteúdo habilitado por padrão no OCS.
    Para verificar as configurações de transferência de arquivos acesse:
    • OCS 2007 R2: Front-End or Pool | Filtering Tools | Intelligent Instant Message Filter | File Transfer Filter tab.
    • OCS 2007: Front-End or Pool | Application Properties | Intelligent Instant Message Filter | File Transfer tab

2.   Se na estação você tiver o VMware Workstation instalado isso pode causar a falha na transferência de arquivos pelo OCS. Para solucionar o problema desabilite a placa de rede criada pelo VMware Workstation.

3.   Verifique se existe conectividade entre os clientes que estão fazendo a transferência do arquivo. Utilizando um simples ping já pode diagnosticar um problema.

4.    Verifique se não existe um firewall ou antivírus que esteja bloqueando o trafego da transferência do arquivo. Lembre-se que as portas utilizadas são 6891-6901.

5.    Verifique se a transferência de arquivos não foi explicitamente desabilitada por política de grupo. Verifique as configurações disponíveis clicando aqui.

6.    Caso se tenha o ForeFront para OCS instalado garanta que as portas 6891-6901 estejam liberadas entre o cliente OCS e o servidor Front-End.

7.    Garanta que o cliente do Communicator esteja com a versão mais atualizada, baixe a ultima atualização clicando aqui.

8.    Caso a transferência de arquivos considerados perigosos como .exe .vbs .bat etc não esteja funcionando, primeiro verifique se esta extensão já foi liberada pelo Intelligent IM Filter caso já esteja modifique a política de “Windows Attachment Manager” do desktop colocando a extensão desejada como segura (low risk).

Fonte: Inside OCS

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