Entendendo Melhor o Edge Server

Publicado: 07/01/2010 em OCS Edge

O serviços do Edge são utilizados exclusivamente por usuários que estão externos a sua rede LAN, seja usuários do seu Active Directory que estão fora, seja usuário federados ou até mesmo anônimos.

O Edge possui basicamente 3 papeis, são eles:

Access Edge Server – Responsável pela autenticação dos usuários (externos) e provê o serviço de mensagem instantânea (chat). Este papel é obrigatório.

Web Confer
ence Server – Responsável por prover os serviços de conferência web (Live Meeting) porem somente quando um usuário externo estiver envolvido. Não é um papel obrigatório, porem obviamente caso você não o tenha não será possível realizar sessões de conferência com usuários externos.

Audio/Video Edge Service – É o papel que permite que usuários externos habilitem áudio/vídeo nas sessões de Live Meeting ou Communicator, ele também permite que os usuários utilizem o recurso de compartilhamento de área de trabalho. Este também não é obrigatório, porem sem ele não será possível utilizar estes recursos.

Todos os papeis acima listados (Edge) podem coexistir no mesmo servidor (recomendado) porem também é possível instalar cada papel em um servidor diferente.

Por fim, um ultimo recurso utilizado quando usuários externos estão envolvidos é o ISA Server, que na verdade não obrigatoriamente precisa ser um ISA, o que é necessário é um proxy reverso, ou seja, se você quiser utilizar qualquer outro firewall que tenha esta funcionalidade também irá funcionar.
O papel do proxy reverso neste caso é prover acesso dos usuários externos aos conteúdos das conferências como apresentações compartilhadas no Live Meeting, expansão de grupos (DLs no OCS), download do Address Book Service e atualizações de dispositivos (Tanjay). Este também não é um recurso obrigatório, mas assim como os outros caso você não o tenha, estas funcionalidades serão perdidas.

Importante: O ISA não pode coexistir no mesmo servidor que o Edge Server.

comentários
  1. Andre Silva disse:

    Olá Bruno,

    Instalaei meu server FE e o llync ja está funcioando internamente. Quero neste primeiro momento disponibilizar o chat para acesso externo. Já publiquei e instalei o edge server. O que preciso realizar além disso para me conectar externamente no chat do lync?

    Abs

  2. Diego Riera disse:

    Olá Bruno,
    Tenho apenas um IP que passa por um proxy reverso e tem sites publicados, consigo publicar o edge utilizando este mesmo IP e proxy reverso?

  3. Henver Rodrigo disse:

    Bruno, tudo bem? Estou aprendendo o Lync Server, gostaria de saber se é obrigatório ter um proxy reverso?

  4. Alan Silva disse:

    Olá Bruno, Boa Noite.
    Estou com um problema no ambiente em que trabalho.
    Normalmente os projetos de implementação de produtos MS são feitos por consultorias, o ambiente é entregue funcional e quando acontece alguma necessidade de manutenção, migração ou algo semelhante “bingo”, vc se perder por não ter tanto conhecimento no produto….
    A situação é a seguinte:

    Estamos passando por um processo de migração de Datacenter, nesse novo ambiente por diretriz da área de Segurança da Informação todas as redes são segmentadas por um firewall, e respeitando o modelo de camada de aplicação, cada segmento possui uma VLAN diferente.
    Fiz a migração de toda estrutura respeitando as portas de comunicação referenciadas na documentação do produto, internamente tudo funciona bem porém o acesso do lync via internet não rola (em partes).

    Se realizo a conexão por um celular, a conexão é estabelecida normalmente, porém se faço pelo próprio client do lync isso não acontece.

    No TMG possuo 2 regras distintas (uma para mobile e uma para o client), são URLs diferentes, até vejo as conexões batendo no TMG e fazendo o redirect para os servidores de front, porém para o client é apresentado uma mensagem de time out informa que o servidor não está respondendo.

    Ja revisei absolutamente tudo, e não encontro uma falha se quer no ambiente.

    Minha dúvida é, os dispositivos móveis também utilizam a conexão com o Edge Server?
    Caso sim, algum mecanismo a mais é utilizado neste caminho que diferencia a conexão do Client (PC) e o Mobile?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s