Criando Enterprise Pool no OCS 2007 R2

Publicado: 10/03/2010 em Artigos

As informações abaixo pretendem ajudar aqueles que venham ter problemas para criação de Enterprise Pool no OCS 2007 R2.

Segundo recomendação da Microsoft, o pool deve ser criado diretamente no servidor SQL. Até a versão RTM era possível fazer a criação à partir do Front End, para isso era necessário a instalação do Connectivity Components do SQL para que o servidor pudesse se conectar ao BD e efetuar a criação das tabelas. Na versão R2 do OCS, mesmo instalando o componente de conectividade, muitas vezes não conseguimos efetuar a criação do Pool.

A solução então seria rodar o setup no Backend. Ou seja, copiar os arquivos, rodar o setup e instalar .Net Framework e Visual C++ que é solicitado pelo wizard… essa instalação provavelmente provocará arrepios no cliente (lembre-se que o servidor muitas vezes está em produção) e ocasionará uma série de questionamentos que você deverá responder – talvez o cliente até queira abrir uma nova gerencia de mudança para essa nova necessidade. A solução seria então efetuar a criação do Pool diretamente no servidor SQL mas através de linha de comando utilizando o LCSCMD.EXE e passando os parametros necessários.

Segue abaixo um exemplo:

LCSCmd.exe /Forest /Action:CreatePool /PoolName:<Nome do Pool> /PoolBE:<Backend/instancia> /PoolFQDN:<FQDN completo do Pool> /InternalWebFQDN:<FQDN InternalWebFarm> /RefDomain:<Dominio do Pool> /AppDataLocation:<Compartilhamento Application> /ClientUpdateLocation:<Compartilhamento Update> /DBDataPath:<DataPath do BackEnd> /DBLogPath:<Log do BackEnd> /dbsetupfilepath:<Arquivos do Banco> /DynDataPath:<DataPath da tabela Dyn> /DynLogPath:<Log da tabela Dyn> /ABOutputlocation:<Compartilhamento AddressBook> /MeetingContentPath:<Compartilhamento Meeting Content> /MeetingMetaPath:<Compartilhamento Meeting Metadata> /ABSDataPath:<DataPatch da tabela ABS> /ABSLogPath:<Log da Tabela ABS> /ACDDataPath:<DataPath da tabela ACD> /ACDLogPath:<Log da tabela ACD>

Se qualquer um dos caminhos de Log ou Data do Banco de Dados for informado, obrigatoriamente devem ser informado valor para todos os outros. Se esses valores forem emitidos, o OCS criará os Logs e Data Logs nos locais que achar melhor.

Em implementações onde a porta de conexão do banco de dados é uma porta diferente da default (1433), deve ser informado o valor /PoolBE com o nome do Backend e Instancia, seguido por virgula e o número da porta informado pelo cliente, da seguinte forma:

/PooBE:SQL/OCS,1441

O parametro /dbsetupfilepath deve obrigadatoriamente apontar para o local onde encontram-se os arquivos de configuração do Banco de Dados. Esses arquivos estão na mídia de instalação do OCS 2007 R2 em

…setupamd64Db/Setup.

Lembrando que todos os parametros – com exceção dos caminhos de Log e Data do Banco, conforme explicado acima – são mandatórios.

Espero que possa ajuda-los e fiquem a vontade para comentar.

Por: Rafael Lavecchia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s