Fatos Rápidos – Office Communications Server 2007 R2

Publicado: 07/04/2010 em Dicas

Objetivo Primário

Simplificar a comunicação para os usuários, dar as organizações a flexibilidade e o controle que precisam para gerenciar sua infra-estrutura de comunicações com eficiência de TI e fornecer uma plataforma extensível para processos do negócios.

Objetivo Secundário

Redução de custos nas mais diversas áreas como deslocamentos, telefonia, hospedagens, etc.

Versões

Servidor em versões Standard $699,00 e Enterprise $3.999,00

CAL de acesso em versões Standard $31,00 e Enterprise $139,00 (esta sendo aditiva, necessário adquirir a CAL Standard e a Enterprise).

http://www.microsoft.com/communicationsserver/en/us/pricing-licensing.aspx

Informação: A principal diferença entre a versão Standard ou Enterprise do servidor é devido ao alto volume de usuários ou alta disponibilidade.

As principais diferenças entre a versão Standard ou Enterprise das CALs de acesso são as funcionalidades de telefonia e conferências.


Licenciamento

Para cada usuário é necessário uma CAL.

Caso a empresa tenha usuários compartilhados em mesma máquina (exemplo de turnos ou quiosque na lanchonete) a CAL é por dispositivo garantindo um menor custo de licenciamento ao cliente. Neste caso estes usuários não possuem direito de uso dos serviços de acesso pelo celular ou web.

Exemplo:

Cliente com 150 funcionários sendo 50 usando os benefícios da versão CAL Enterprise.

1 (ou mais) Servidor Exchange Server Standard
150 CALs Standard
50 CALs Enterprise
1 Servidor SCOM (para gerenciamento)
1 (ou mais) SCOM ENT ML (para gerenciamento)
1 Servidor DPM (para backup)
1 DPM ENT ML (para backup)
1 Forefront Server for Office Communications Server

Público Alvo

  • Usuários remotos – Potencializa
  • Filiais existentes – Potencializa
  • Necessidade de celulares tipo smartphone – Potencializa
  • No. PCs > 50
  • Clientes com muitas filiais ou parceiros de negócios

Você Sabia Que…

  • É possível ter alta disponibilidade em todas as funcionalidades do Office Communications Server 2007 R2?
  • Não é necessário fechar VPN para acessar todos os recursos do OCS de fora da empresa?
  • Existe um cliente web podendo ser acessado por 99% dos browsers de internet?
  • Existem clientes do Communicator para Windows Mobile, Black Berry e Iphone.
  • É possível utilizar o Office Communications como uma URA permitindo um atendimento e redirecionamento de chamadas automatizadas?
  • As informações de free/busy do calendário dos usuários são sincronizadas com o OCS permitindo a mudança de status de presença automaticamente?
  • Os usuários são avisados no Communicator quando novos recados são deixados na caixa postal do Exchange?
  • É possível armazenar tudo que é conversado em mensagens de texto trocadas no Communicator em um servidor central permitindo conformidade com auditorias?
  • Os usuários podem escolher por quem podem ser “incomodados” quando o status for de “Não Perturbe”?

Principais Dores

  • Alto volume de e-mails curtos. Ex. Vamos almoçar?
  • Usuários remotos necessitam conectar a VPN para acessar os recursos de mensageria e telefonia, aumentando a complexidade do uso.
  • Interface web limitada ou falta dela para acesso em locais diversos.
  • Dificuldade em encontrar pessoas para informações rápidas.
  • Necessidade de se reunir fisicamente o que gera dificuldade em agendar sala de reunião, projetor e afins.
  • Não consegue ser encontrado em qualquer lugar quando fora do escritório.
  • Falta de uma ferramenta que permita realização de reuniões ou apresentações virtuais utilizando áudio e vídeo.
  • Falta de uma ferramenta que permita a troca de mensagens de forma rápida e instantânea.
  • Dificuldade no gerenciamento dos ramais telefônicos e regras de normalização do plano de discagem.
  • Rápida descontinuidade dos sistemas de PABX legados gerando custos de upgrades e gerenciamento.

Perguntas e Respostas

Pergunta) Já possuo um sistema de correio eletrônico, porque implementar uma solução como o OCS?
Resposta) Diferente das soluções de correio eletrônico o OCS foi desenhado para permitir troca de mensagens de forma instantânea, agilizando a comunicação entre os colaboradores.

Pergunta) Porque não utilizar o MSN ou similares já que são ferramentas gratuitas?
Resposta) Diferente das ferramentas gratuitas do mercado o OCS não foi desenhado para clientes domésticos e sim para corporações, isso quer dizer que ele terá funcionalidades específicas para o mundo corporativo, como por exemplo arquivamento de conversas, controle de conteúdo, etc. Adicionalmente você tem a escolha de manter a estrutura de servidores sob seus cuidados no seu data center ou utilizar os sistemas na nuvem providos pela Microsoft, estes com SLA de 99,9%.

Pergunta) Minha equipe de TI é pequena, se eu implementar o Office Communications Server este seria um problema?
Resposta) Não, pelo contrário. Este problema pode ser endereçado já que o OCS será capaz de substituir sua central telefônica o que permitirá que sua equipe de gerenciamento de telefonia pode ser reduzida ou remanejada para outras áreas de atuação.

Pergunta) A solução do Office Communications Server é excelente mas o custo da solução é muito alto para minha empresa.
Resposta) O OCS pode ser adquirido de várias formas, facilitando a sua aquisição, por exemplo para clientes com até 75 computadores existe a solução do Windows Small Business, para clientes com até 250 computadores a solução do Windows Essential Business Server é a solução mais indicada.
Se a sua empresa é mais complexa podemos oferecer pacotes que incluem diversas plataformas por um preço competitivo e além de pagamentos parcelados em 3 anos (Core CAL no OLV ou EA).

Pergunta) Já tenho uma solução de mensagens instantânea. Porque trocaria pelo Office Communications?
Resposta) A solução de Comunicações Unificadas da Microsoft não contempla apenas a troca de mensagens instantâneas (chat) mas sim uma solução completa que endereça todas as necessidades de uma corporação. No OCS você terá em um cliente único as funcionalidades de chat, telefonia, conferência com áudio e vídeo entre outros. Sem contar que o OCS se integra com todas as ferramentas de colaboração da Microsoft, o que agiliza a comunicação dos colaboradores permitindo que eles não precisem fechar um cliente para iniciar uma comunicação, é possível que a partir do Outlook, Sharepoint ou até mesmo do IE seja iniciada um sessão de chat ou uma chamada telefônica.

Benefícios Esperados

  • Administração facilitada e de baixo custo.
  • Redução de custo com telefonia e deslocamento.
  • Acesso aos colaboradores de forma rápida.
  • Ser encontrado a qualquer momento independente do local onde estiver.
  • Garantia de complice quanto as normas regulamentais de órgãos como SOX, Sarbanes Oxley etc.
  • Acesso remoto de qualquer lugar utilizando diferentes dispositivo.
  • Controle centralizado de usuários e ramais.
  • Uma ferramenta que permita realização de reuniões ou apresentações virtuais.
  • Recuperação rápida e simples do ambiente em caso de falhas.


Principais Características Técnicas

  • Enterprise Voice – Permite que o Office Communications Server seja integrado a maioria dos PABX legados ou PABX-IP, entregando aos usuários em um único cliente as funcionalidades de chat, conferências A/V e ramal móvel.
  • Audio/Video/Web Conferencing – Permite que os usuários possam realizar chamadas com áudio e vídeo ou ainda realizar conferências com até 1200 participantes simultaneamente.
  • Group Chat – Permite que os usuários tenham acesso a um chat persistente onde todas as mensagens que foram trocadas naquela “sala” fiquem armazenadas pelo tempo determinado pelo administrador.
  • Instant Messaging and Presence – Permite aos usuários a troca de mensagens instantâneas e a visualização do status de presença antes de iniciar uma conversa.
  • Public Instant Messaging Connectivity – Permite com que o OCS seja conectar aos sistemas de mensageria públicos (MSN, AOL e Yahoo) além de parceiros que também tenham o OCS em seus ambientes.
  • Mobility – Permite que os usuários possam se conectar remotamente sem a necessidade de VPN e utilizando diversos clientes como o Communicator, Communicator para celular, Communicator Web etc.

http://www.microsoft.com/communicationsserver/en/us/capabilities.aspx

Modelo de Maturidade

Infra-estrutura de Produtividade (BPIO):

  • Unified Communications
  • Collaboration

Site do Produto

http://office.microsoft.com/pt-br/communicationsserver/default.aspx
http://www.microsoft.com/communicationsserver/en/us/default.aspx

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