Dica do Dia – Porque Migrar para o Lync?

Publicado: 04/08/2011 em Artigos, Dicas, Lync, TechNet
Tags:,

Você ainda tem dúvidas de porque migrar para o Lync? Veja os dez principais motivos que em minha opinião já valem a pena a migração.

1. Menos servidores – Com o Lync Server 2010, todo o tráfego de mídia pode by-passar o servidor Mediation permitindo que o cliente Lync transmita a mídia diretamente para o gateway ou PABX-IP.

Adicionalmente, é possível também colocar o servidor Mediation no mesmo servidor que o Front-end, isso se traduz em um servidor a menos na topologia.

2. Melhorias em voz – O Lync Server 2010 adiciona uma séria de funcionalidades de voz incluindo site resiliência para filiais, CAC, call park, entre outras funcionalidades de voz que podem ser encontrados nos PABX mais modernos e utilizados no mercado.

3. Gerenciamento de banda – No Lync Server 2010 temos disponível a ótima funcionalidade de Call Admission Control (CAC), que tem a capacidade de garantir que a chamada sobre a WAN tenha a banda de rede suficiente a sua disposição.

4. Resiliência de filial – Com o Appliance SBA, mesmo na eventualidade de uma queda do link WAN as funcionalidades de voz permanecerão funcionais na filial.

5. Monitores de saúde – Com o novo Dashboard, os administradores de TI terão acesso a uma visão geral da saúde e da utilização da infraestrutura do Lync Server 2010.

Mas há melhorias de monitoramento adicionais, incluindo alertas acionáveis​​, transações sintéticas e um reduzido número de falso-positivos.

6. Gerenciamento facilitado – Administradores serão capazes de tirar vantagem do Central Management Store (CMS), que armazena todas as configurações do Lync, o Painel de Controle Web que não requer um MMC para a administração e do Windows PowerShell que permite a configuração de qualquer componente via linha de comando.

7. Ferramentas de planejamento e instalação – O sucessor do Planning Tool do OCS 2007 R2 agora é capaz de não só permitir que os clientes planejem as implantações do Lync Server 2010, mas também permite exportar o resultado para um arquivo de configuração.

Este arquivo de configuração pode ser posteriormente usado para automatizar a implantação do Servidor Lync através do Construtor de Topologia (Topology Builder).

8. DNS Load Balancing – O Lync Server 2010 introduz balanceamento de carga via DNS que se destina a reduzir a dependência do Hardware Load Balancer (HLB).

9. Virtualização – Agora todas as funções do Lync podem ser virtualizadas, com isso o custo da implementação e operação reduz consideravelmente.

10. Integração – Como de costume nos produtos da Microsoft, o Lync Server 2010 foi projetado para se integrar perfeitamente com os produtos da empresa. Ele irá integrar com o Office 2010, SharePoint 2010, Exchange 2010, CRM Dynamics, entre outros.

comentários
  1. Ivan Zamban disse:

    Bruno

    Atualmente temos um OCS Server com as Funções de Frond END, Archiving e Monitor e uma maquina virtual nesse mesmo servidor fazendo a função de Edge uma uma dmz com TMG.

    Não possuimos integração com o PABX, porém fazemos federation com a microsoft para termos inegração com o MSN.

    Minha duvida na migração para LYNC revere-se ao servidor, Posso usuar o mesmo servidor que está o OCSR2 para instalar o LYNC. Pois possuo 4 certificados válidos comprados somente para o OCS, nas funçoes de sip, conference, webconfenrece, etc. Se eu mudar o servidor terei de comprar outros certificados pois o FQDN mudaria. Meu pensamento está correto?

    • Bruno Estrozi disse:

      Sim e não.

      Não, porque você poderia utilizar os mesmos endereços externos para poder manter o certificado, porêm de qualquer forma você precisará comprar um novo certificado para o Access Edge pois novas entradas precisarão ser criadas. Logo para o Conference e A/V você poder utilizar o mesmo endereço e manter o certificado, já para o Access Edge vc terá que comprar um novo certificado.

  2. Ivan Zamban disse:

    Ok.

    Nesse caso também não posso instalar o LYNC no mesmo servidor onde está o OCS, certo?

    Se quiser aproveitar o mesmo hardware terei de fazer um Physical to virtual do OCS para um servidor temporário se quiser instalar o LYNC no hardware atual…

    Att.

  3. Edson Viana disse:

    Boa tarde Bruno, tudo bem?
    Saberia indicar algum lugar em São Paulo ou na região de Campinas, que forneça curso de LCS?
    Obrigado!!

    • Bruno Estrozi disse:

      Edson o LCS está 4 versões atras da versão atual do produto (Lync Server 2010), então acho praticamente impossível encontrar um treinamento de LCS.

      Já o Lync é um pouco mais fácil, embora não tenha cursos regulares, você pode procurar um CPLS oficial da Microsoft para tentar fechar uma turma.

  4. Wilson Cláudio disse:

    Boa tarde Bruno!

    Tenho atualmente o OCS 2007 R2 em servidores virtuais. Ano que vem vamos realizar a migração para o Lync e estou com uma dúvida muito grande!

    Os servidores para o Lync podem ser virtuais? Já encontrei informações que não poderiam por causa das funções de voz.

    Obrigado!

  5. Wilson Cláudio disse:

    Bruno,

    Acabei de encontrar alguns informações sobre uma dúvida em seu blogs! rs

    Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s