Lync Server 2013 O que Há de Novo

Publicado: 17/07/2012 em Artigos, Lync Server 2013
Tags:, ,

Imagino que todos estejam ansiosos para instalar o Lync Server 2013, mas antes disso vale a pena dar uma lida nas principais novidades do produto assim como o que mudou em relação a arquitetura. Veja abaixo as principais delas.

Nova Gestão e Ferramentas de Administração – agora não só o próprio Group Chat Server faz parte do Front-End mas também toda a administração ficou centralizada na mesma console.

Mudanças na Topologia e Requisitos – Algumas funções de servidor que anteriormente eram executadas em servidores separados estão agora consolidados no papel Front-End Server, permitindo economizar nos custos de hardware. No Lync Server 2013, a função de A/V Conferencing Server será sempre colocado com Servidor Front-End. Além disso, os papeis de Monitoramento e Arquivamento são colocadas em conjunto com Servidor Front-End, porem continuam exigindo um banco de dados back-end separado, que pode ser colocado no mesmo servidor de banco de dados do Pool Front-End. O Group Chat Server agora é uma função de servidor.

Sistema operacional e processador – Lync Server 2013 está disponível apenas na edição 64-bit já os computadores clientes não são obrigados a ter 64-bit. Todas as funções de servidor do Lync exigem um dos seguintes sistemas operacionais:

  • The Windows Server 2008 R2 (SP1) Standard, Enterprise ou Datacenter
  • The Windows Server 2012 Standard, Enterprise ou Datacenter

Recuperação de Desastres e recursos de alta disponibilidade – Como no Lync Server 2010, o principal sistema de alta disponibilidade (HA) do Lync 2013 é baseado em redundância de servidores através de pooling. Se um servidor que executa um papel falhar, os outros servidores do Pool assume o papel. Isso se aplica a servidores front-end, Edge, Mediação e Administração. Além disso o Lync Server 2013 acrescenta novas medidas de recuperação de desastres, permitindo que se possa emparelhar Pools de Front-End localizados em dois data centers. O Lync Server 2013 também adiciona disponibilidade do back-end através do espelhamento do SQL.

Novos recursos de IM e presença – Os usuários podem trocar mensagens instantâneas e informações de presença com os usuários dos provedores de IM públicos que usam Extensible Messaging e Presence Protocol, como o Google Talk e Skype, por causa do recurso de integração do Lync XMPP.

Novos recursos para acesso de usuários externos – Suporte para endereçamento IPv6 e serviços de mobilidade que permitem o uso de clientes Microsoft Lync móveis em telefones e dispositivos tablet usando suporte da Apple iOS, Android, Windows Phone ou dispositivos móveis Nokia.

Colocação de arquivamento e monitoramento – No Lync Server 2013 não existe uma função de servidor separado para Arquivamento e Monitoramento. Agora estas funcionalidades são um recurso opcional disponível em todos os servidores front-end em uma implantação Enterprise ou Standard Edition.

Nova integração com o Exchange – Você pode usar o catálogo de contato unificado, no qual a lista de contatos do Lync é armazenada no Exchange 2013. Você pode usar fotos de alta resolução para os contatos. Fotos com até 648×648 pixels são armazenados no Exchange 2013. Você pode permitir a integração de arquivamento do Lync com o arquivamento do Exchange 2013 que permite uma experiência comum para os administradores em torno de conformidade e eDiscovery.

Novos recursos de vídeo – Lync Server 2013 permite conferência de vídeo HD com resoluções de até 1080p, chamadas e conferências multi-usuário. Galeria de vídeo conferências com mais de duas pessoas, os usuários podem ver vídeos de até 5 participantes na conferência ao mesmo tempo. Se a conferência tem mais de cinco participantes, apenas o vídeo dos participantes mais ativos aparecem na linha superior, e uma foto dos outros participantes aparece na barra inferior. O codec de vídeo H.264 é agora o padrão para codificação de vídeo. Vídeo H.264 suporta uma maior variedade de resoluções e frame rates, e melhora a escalabilidade de vídeo.

comentários
  1. Ilídio Gonçalves disse:

    Em relação à funcionalidade de pickup call sabes se já vem incluída no 2013?

  2. Jose Maria disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se o Lync 2013 irá suportar codec G729?
    Obrigado.

    • Bruno Estrozi disse:

      No Lync 2013 estarão disponíveis os codec RTAudio Wideband, RTAudio Narrowband, G.722, G.722 Stereo, G.711 e Siren para áudio e os H.264 e RTVideo para video.

  3. Fernanda disse:

    Não

  4. […] Lync Server 2013 O que Há de Novo Instalando e Configurando Lync Server 2013 – Part 1 Instalando e Configurando Lync Server 2013 – Part 2 Instalando e Configurando Lync Server 2013 – Part 3 […]

  5. Carolina disse:

    Olá Bruno, agora que o Lync utiliza o padrão H.264, ele integra com outras plataformas de videoconferência que também utilizam esse protocolo sem a necessidade de gateway?

  6. Taís disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se o lync possui alguma parametrização para criar fila de atendimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s